Tema da Semana

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A Causa

No meio da calçada esburacada, ele caiu. A cabeça ensanguentada atordoava, mas não doía. Pouco a pouco foi perdendo a consciência. O chão próximo aos seus olhos sumia, e outras imagens tomavam seu lugar.
Estava revivendo suas primeiras lembranças, imagens pouco nítidas, que mais pareciam borrões, acompanhados de alguns sons, dentre os quais destacava-se a reconfortante voz materna, que parecia aquecê-lo o tempo todo. Quando conseguiu finalmente visualizar as coisas com clareza, viu-se num parquinho ensolarado, sentado na grama em meio a uma roda de garotos tão pequenos quanto ele - algo em torno dos sete, oito anos. Jogavam bolinhas de gude. É claro que jogavam bolinhas de gude, aquela era sua brincadeira favorita na infância, e algumas das muitas longas horas que gastara fazendo aquilo imprimiram-lhe algumas memórias marcantes na cabeça.
Durante o que pareceu ser bastante tempo em meio aquela viagem ao subconsciente, ele ficou entretido com a brincadeira das bolinhas de gude, que parecia durar pra sempre. Como era divertido tudo aquilo! Como fora boa sua infância! Por que quase nunca havia parado para se lembrar dela?
Contudo, após tanto tempo de deleite, cansou-se. Porque não saía dali? E o resto de sua vida? O que mais haveria para se lembrar?
Nada, a princípio. Um dos garotos da roda fazia sua jogada e levava várias de suas bolinhas. E continuava a brincadeira, sem que ele saísse dali. Começava a desejar intensamente sair daquele lugar, sentia-se preso e sufocado. Mais duas rodadas se passaram e várias de suas bolinhas brilhantes e coloridas foram perdidas. Quando não aguentava mais esperar, gritou: "QUERO SAIR DAQUI, DIABO!".
Naquele momento, o garoro que ficava do outro lado da roda - o responsável pela maior parte de suas perdas no jogo - encarou-o de maneira estranha, e então abriu um sorriso discreto e malicioso enquanto balançava a cabeça em sinal de reprovação. E então as memórias vieram, e pode ver o resto de sua vida.
Lembrou-se primeiro do violão que ganhou assim que cansou-se das bolinhas de gude, mas as visões duraram muito pouco. Mal havia aprendido os primeiros acordes e teve que abandonar as aulas, trocando-as pelos cursos de Inglês, Alemão e pela chata professora particular de matemática. O instrumento de que tanto gostava permanceu intocado para sempre em um armário empoeiradp.
Lembrou-se da primeira namorada, a qual abandonou nos primeiros meses de relacionamento ao viajar para estudar na Europa, num colégio chato, com gente rica e chata, durante dois anos. Tudo pela carreira. Lembrou-se ainda da viajem para os Andes que planejara ansiosamente, mas que foi adiada para nunca mais graças ao trabalho, que atrasava suas férias, e ao curso de especialização no qual entrou, anos depois.
Essas e outras lembranças faziam-no recordar também de um angustiante sentimento que o acompanhara por toda a vida, dando-lhe a impressão de estar sempre esperando as coisas acontecerem, esperando a correria se normalizar, para que houvesse a felicidade plena. Não queria reviver aquilo. Não queria descobrir que, ao morrer, sua vida passaria diante de seus olhos como nos filmes, e tudo que teria de melhor para se lembrar estava ainda na sua infância.
Percerbeu que, durante toda sua vida, mesmo inconscientemente, ele desejara voltar às bolinhas de gude. Desejara com todas as forças. Desejara sem se arrepender durante anos, décadas, até aquela manhã, quando seu desejo fora materializado no céu, e uma das muitas bolinhas de gude que lá haviam caiu sobre sua cabeça. Era irônico terminar assim.

___________________________________________________________________

Bom, tá aí meu post da semana. Espero que gostem! É obviamente ligado ao post do Gam, que é ligado ao da Line, e isso me deu a ideia do próximo tema, que ainda não sei se será oficializado, mas o Jow The Boss gostou. Anyway, eu tentei fazer um poema com a ideia desse texto, mas percebi que seria muito difícil, daí desencanei, e quando fui escrever o texto já tava meio desencanado do entusiasmo inicial, e acho que parte do texto ficou boba e corrida. Ainda quero postar poesias e textos de opinião aqui, mas tudo vai do tema da semana! Obrigado a todos que leram meu post anterior e elogiaram aquela porcaria! ^^

3 comentários:

Aline Fraenkel disse...

Hiaoeahoihaoaehi adorei

Mika disse...

''e elogiaram aquela porcaria! ^^ ''
modéstia a parte ahaha. :)

Gam disse...

MAAAAAAAAAAANO eu tinha comentado, mas meu comentário sumiu.

Anyway, eu tinha dito que esse negócio de posts sequenciais foi muito divertido e a gente devia fazer de novo qualquer dia desses :D

Postar um comentário